O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), com a colaboração da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA), lançou em setembro uma série de publicações nas redes sociais sobre os cuidados com livros e documentos.
A ideia surgiu da crescente preocupação com os danos em livros emprestados pelas bibliotecas do SBU, problema que compromete não apenas a integridade do material, mas também o uso coletivo dos recursos informacionais. “A BORA é uma referência na área, então, por que não difundirmos esse conhecimento em linguagem simples para alcançar aos usuários de todas as bibliotecas?”- comentou Rafaela, assistente técnica do SBU. Ao aproximar a comunidade universitária das boas práticas de conservação, o SBU e a BORA buscam reforçar a ideia de que preservar é garantir o acesso de todos ao conhecimento. “Ficamos motivados com a ideia e apoiamos de imediato”, comentou Danielle, Coordenadora da BORA. A equipe da BORA, então, disponibilizou na Biblioteca Digital da UNICAMP (BDU) um material que serviria de base para as postagens.

Funcionários e bolsistas da Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho”(BORA) – Imagem: Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho”
A série começou em 2 de setembro, com um post criado para despertar o interesse e introduzir o tema de forma leve. Em seguida, foram publicados dois conteúdos essenciais:
- Preservação, conservação e restauração – qual a diferença?
- Os principais inimigos dos documentos: luz, poeira, umidade e até nossas mãos.
As postagens foram inspiradas no conteúdo da Cartilha “Conservação de documentos pessoais: memórias e afetos em suporte papel”, produzida pela equipe da BORA a partir de oficinas realizadas em 2024.
O material explica conceitos fundamentais e alerta sobre fatores de deterioração — químicos, físicos, biológicos e humanos — que afetam acervos, sejam institucionais ou pessoais.
Medidas simples, como armazenar livros em locais arejados, evitar exposição direta à luz e higienizar adequadamente os materiais, podem prolongar a vida útil de documentos e contribuir para a preservação da memória coletiva.
Com esta colaboração, o SBU e a BORA atuam também de forma educativa no cuidado com o patrimônio bibliográfico, convidando a comunidade a adotar práticas que fazem a diferença na preservação do conhecimento.
A cartilha completa pode ser acessada neste link.
Sobre a BORA
Para conhecer a Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA) entre em contato:
E-mail: bora@unicamp.br
Fone: (19) 3521- 6464
Instagram:@bora.unicamp
Site: https://bora.unicamp.br/
Se você acompanha o SBU e a BORA nas redes sociais, confira os posts. Fique atento, porque a série não terminou. Em breve, novos posts!





