Tire suas DúvidasPerguntas frequentes sobre o SBU

Dúvidas Frequentes

Clique nas caixas abaixo para mais informações

Para saber o horário de atendimento das bibliotecas do SBU, consulte Bibliotecas do Sistema e selecione a biblioteca desejada. O horário é apresentado em “Atendimento ao público no período letivo”.

Comunidade Interna: O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema.

  • Apresentar Identidade Estudantil ou Funcional (Cartão Universitário Inteligente) válida e fazer cadastramento biométrico. Caso esteja com o cartão provisório é necessário apresentá-lo juntamente com documento com foto. Ao receber a identidade funcional e estudantil definitiva, encaminhe-se a qualquer Biblioteca do SBU para atualização de seu cadastro.

Comunidade Externa:O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema

Observe na tabela abaixo a sua categoria de usuário, a quantidade de materiais e o prazo de empréstimo:

Tipo de Usuário Itens por usuário Empréstimo (dias)
Especial de Graduação 5 7
Especial de Pós-Graduação 5 28
Aprimorando 5 7
Aprimorando / DAC 5 7
Bolsista Instrutor Graduação 5 7
Comissionado 10 28
Complementação Aposent.CLT 5 14
Curso Sequencial 5 14
Docente Estatutário Aposentado 10 14
Docente Unicamp 10 28
Doutorado 10 28
Ensino Técnico/Médio-Cotil 5 14
Ensino Técnico/Médio-Cotuca 5 14
Ensino Técnico/Médio-FOP 5 14
Especialização 5 14
Especialização / DAC 5 14
Estagiário 5 7
Extensão 5 14
Funcionário Estatutário Aposentado 5 14
Funcionário Funcamp 10 28
Funcionário Unicamp 10 28
Graduação 10 7
Médico Residente 10 28
Mestrado 10 28
Mestrado Profissional 10 28
Monitor 5 7
Patrulheiro 5 7
Pesquisador Colaborador Voluntário 10 28
Pesquisador Visitante 10 14
Plantonista 5 14
Prestador de serviço voluntário 5 7
Professor Colaborador Voluntário 10 28
Professor Visitante 10 14
Programa UniversIdade 5 7
Tecnologia 10 7

Cada dia de atraso na devolução de um livro implicará em 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

  • Livros com reservas terão 10 dias de suspensão por cada dia de atraso;
  • A suspensão será contabilizada levando-se em conta o número de dias e quantidade de livros em atrasado;
  • Usuários com materiais em atraso ou suspensão, não poderão realizar empréstimos, renovações e ou reservas

Para fazer o login, acesse a Base Acervus e clique em no ícone “Login”.

Atenção: O login é o e-mail cadastrado na biblioteca. Caso não se lembre da senha, veja instruções no item 8.

  • Acessar a Base Acervus;
  • Clique em “login”;
  • Clicar em “lembrar senha”;
  • Em seguida em “Clique aqui e receba sua senha por e-mail”;
  • Uma senha automática será enviada para o e-mail cadastrado. Obs.: A senha inicial pode ser alterada.

Também acesse o tutorial e veja passo a passo de como solicitar lembrança de senha na Base Acervus.

 

Acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros na Base Acervus.

Atenção – é possível fazer até cinco (05) renovações via WEB ou dispositivo móvel, desde que não existam reservas. Se houver necessidade de novas renovações é necessário dirigir-se à biblioteca depositária com o exemplar em mãos para fazer nova renovação, habilitando mais cinco renovações on-line, se assim desejar.

O sistema também enviará automaticamente um e-mail 48 horas antes do vencimento do empréstimo para lembrar da necessidade de renovação e/ou devolução do item.

No entanto, é responsabilidade do usuário cuidar das renovações de itens retirados em seu nome.

As reservas de livros só podem ser feitas via Web e se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca solicitada. Para tanto acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros na Base Acervus.

Para excluir as reservas de livros é necessário acessar a Base Acervus e inserir seu login e senha.O login é o e-mail cadastrado no registro da matrícula/cadastro da biblioteca.Se não lembrar a senha, veja instruções no item 8.

Aparecerá à mensagem “Reserva excluída com sucesso”

Os recibos enviados para o seu e-mail são os de empréstimo, devoluções, renovações e reservas que foram realizadas.

No caso das reservas, será enviado um aviso assim que o material chegar à biblioteca.

Quando a data do material emprestado está prestes a vencer, o sistema envia e-mail lembrete de aviso de devolução. O aviso é encaminhado dois dias antes do prazo previsto para devolução. Atenção: Esse e-mail é uma “cortesia do sistema”, isto é, na falta ou falha dos mesmos não isenta o usuário quanto aos atrasos nas devoluções;

O SBU também envia cartas de cobrança sobre os livros atrasados.

Se você não estiver recebendo estes e-mails, favor entrar em contato com qualquer Biblioteca da sua Unidade para conferirmos se o e-mail cadastrado está correto.

De acordo com as normas do SBU o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, será obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação, da mesma edição ou de edição mais recente, ou ainda de outra obra, no caso de material esgotada, a critério da Comissão de Biblioteca.

O usuário ficará bloqueado até a reposição da obra extraviada. Por isso, deverá entrar em contato com a biblioteca o mais breve possível.

As bibliotecas da Unicamp possuem um sistema de Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB), que oferece a possibilidade de emprestar livros de outras instituições. Solicite o documento de interesse na Biblioteca da sua Unidade.

Trata-se de uma ferramenta que reúne, por meio de uma única interface, todas as fontes de pesquisa disponíveis no Sistema de Bibliotecas da Unicamp, como catálogo on-line, repositório institucional, periódicos eletrônicos, e-books, bases de dados e biblioteca digital. Assim, ao utilizar a busca integrada, que está disponível na opção “todos” da caixa de busca principal do site, os usuários alcançarão resultados mais efetivo e com muito mais agilidade.

Permitirá o acesso a todo o conteúdo oferecido pela instituição, a partir de um único campo de pesquisa, de forma simples e rápida, eliminando as dificuldades usuais do processo de pesquisa: por onde começar e quais fontes utilizar.

Qualquer pessoa pode acessar o Portal, entretanto somente os acessos realizados dentro do range de IPs da universidade (computadores instalados dentro dos campi da Unicamp) ou através do Acesso Residencial – VPN é que têm direito a baixar o conteúdo disponível nos periódicos eletrônicos, bases de dados, e-books e outros materiais que dependem de uma assinatura para serem acessados.

Acesso Residencial – VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação criptografado entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através do VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os conteúdos disponíveis para a pesquisa no Portal de Acesso à Informação Eletrônica.

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