
As bibliotecas do SBU mantêm o compromisso com a preservação da memória e, para tanto, várias delas dispõem de coleções especiais e obras raras, adquiridas por compra ou doação e compostas por livros, folhetos, mapas, revistas, partituras e outros documentos. São itens de importante valor histórico e, na sua maioria, pertenceram a personalidades de destacada atuação na vida pública.
Essa categoria de acervo é fonte de informação para muitos pesquisadores, especialmente da área de humanidades, possuindo obras com características que as tornam únicas, tais como exemplares com marcas de propriedade, anotações manuscritas, dedicatórias de pessoas célebres, edições numeradas, limitadas ou de luxo, documentos raros com valor no mercado livreiro ou valor como artefato, significado histórico e/ou intelectual, entre outras particularidades.
Os critérios de raridade adotados pelo SBU estão disponíveis no documento Padrões de Obras Raras e Coleções Especiais.
BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS FAUSTO CASTILHO
Com objetivo de preservar as coleções especiais e obras raras, a Unicamp conseguiu apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e, no início de 2020, foi inaugurado o prédio da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (Bora), para onde foi transferido o acervo da antiga Diretoria de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central Cesar Lattes (CEOR/BCCL). A Universidade passou a contar, então, com uma biblioteca especializada nesse tipo de acervo.
O prédio da Bora está localizado ao lado do prédio da BCCL, em frente à praça do Ciclo Básico. Mais informações no Portal da biblioteca: www.bora.unicamp.br.