Os Acordos Transformativos, também conhecidos como "Read & Publish" ou "Ler e Publicar", são acordos com editoras científicas que permitem redirecionar os recursos financeiros que antes eram destinados à assinaturas de periódicos em novas assinaturas que incluem, juntamente com a leitura, a opção de publicação em periódicos de acesso aberto sem custos adicionais. Ou seja, as instituições pagam pelo acesso à leitura das coleções de periódicos subscritos de um editor e a mesma licença incluem os custos de Taxas de Processamento de Artigos (Article Processing Charge - APC) que os autores pagariam para publicar em acesso aberto.
São taxas pagas pelos autores para a publicação e gestão de seus artigos em periódicos de acesso aberto.
Existem diversas motivações que impulsionam pesquisadores, instituições e financiadores a promoverem a publicação em acesso aberto:
Ampliação da Visibilidade e Aumento de Citações: Ao disponibilizar o conteúdo abertamente, mais pessoas têm a oportunidade de ler, utilizar e referenciar a pesquisa, o que potencializa o reconhecimento e impacto do trabalho do autor.
Estímulo à Colaboração Internacional: A publicação aberta facilita e amplia o alcance das colaborações internacionais, promovendo a troca de conhecimento e expertise entre pesquisadores ao redor do mundo.
Conformidade com Requisitos de Financiadores Internacionais: A modalidade de acesso aberto alinha-se às exigências de diversas agências de fomento globais, que têm priorizado iniciativas de publicação em vias abertas como parte de suas diretrizes.
Número de APCs – Ilimitado para autores correspondes da Unicamp
Número de APCs – Aproximadamente 95 APCs para o ano de 2024. Obs: Os pedidos serão atendidos conforme a ordem de chegada, até que se esgote a cota atribuída por ano.
Ter o artigo aprovado pela revista.
Ser autor correspondente da Unicamp.
Utilizar o endereço de e-mail institucional da Unicamp (@unicamp.br).
O SBU recomenda aos interessados a consulta à Deliberação CONSU-A-024/2023, datada de 26 de setembro de 2023, que estabelece as diretrizes para a identificação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em publicações científicas.
Quando um artigo é aceito para publicação em uma das revistas que a Unicamp possui acordo transformativo, a editora informa ao autor correspondente que seu artigo pode ser publicado em acesso aberto.
Se o autor correspondente concorda, é oferecido a ele a opção de escolher sob qual licença Creative Commons deseja que o artigo seja publicado.
Em seguida, o Sistema de Bibliotecas da Unicamp verifica se o artigo atende às condições do acordo e, se aplicável, aprova a publicação do artigo nessa modalidade.
Em caso de dúvida, favor entrar em contato com: marciosm@unicamp.br