Festival promoveu música contemporânea de concerto e pesquisas desenvolvidas no Centro de Documentação de Música Contemporânea da UNICAMP
No dia 08 de outubro, o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), em parceria com a Biblioteca Comunitária (BIBCOM), trouxe música e ciência para o público. Alunos da graduação e da pós-graduação em Música da UNICAMP e músicos da Universidade realizaram performances ao vivo de partituras do acervo do CDMC.

Mostra CDMC na Biblioteca Central Cesar Lattes – Imagens: Biblioteca do CDMC
Além das apresentações, pesquisadores da iniciação científica, mestrado e doutorado que desenvolvem seus estudos no centro compartilharam um pouco sobre suas investigações e trabalhos realizados.
O pesquisador e coordenador do CDMC, Prof. Dr. Tadeu Moraes Taffarello, também falou sobre o processo de concepção e desenvolvimento da edição científica de partituras musicais que está sendo publicada em formato e-book, disponíveis gratuitamente na Biblioteca Digital da UNICAMP (BDU) e no Repositório da Produção Científica e Institucional da UNICAMP.
Segundo Taffarello, “o principal desafio científico desse projeto é a criação de edições musicais de qualidade que sejam cientificamente embasadas na literatura e, ao mesmo tempo, possam fundamentar estudos acadêmicos e artísticos sobre a música brasileira de concerto. Também existem os desafios tecnológicos, como o uso de software de edição de partituras, e a disponibilização online dos produtos com acesso aberto”.
Taffarello e a bibliotecária do CDMC, Raquel Leite de Sousa, também comentaram sobre a idealização de um projeto de pesquisa interdisciplinar entre Musicologia e Ciência da Informação que começou a ser desenvolvido no início de 2025. “A gestão de dados de pesquisa é um conjunto de atividades de organização de dados científicos que permitem a reutilização dos resultados de pesquisa por quaisquer pesquisadores. Queremos refletir sobre essa atividade na área da pesquisa musical e pensar em formas de ajudar os pesquisadores que utilizam nosso acervo a gerenciar e a compartilhar seus dados”, explica Raquel.
O pianista e mestrando Vitor Alves de Mello Lopes, que se dedica à análise e catalogação das obras de Dinorá de Carvalho, apresentou três peças da compositora, evidenciando a evolução de seu estilo ao longo do tempo.
A violonista Mariana Duarte, pesquisadora de iniciação científica, apresentou dois movimentos da peça Pequena Suíte de Radamés Gnattali e falou um pouco sobre seu trabalho no acervo do centro de documentação.
O pianista e doutorando Filipe dos Santos Alexandrino iniciou sua apresentação com bom humor, perguntando: “Quem é o pesquisador do CDMC? O que faz? O que come?” Em seguida, abordou os desafios envolvidos na reconstrução de obras manuscritas da compositora Dinorá de Carvalho e destacou a relevância de seu trabalho para a valorização e difusão da música de concerto brasileira.
O Grupo Descompasso, formado por alunos do Instituto de Artes da UNICAMP (IA/UNICAMP), apresentou cinco trechos de partituras gráficas dos compositores Conrado Silva e Cornelius Cardew. De forma criativa, o líder do grupo, André Tuffo, convidou o público a sortear os gráficos que cada músico executaria e utilizou brinquedos de borracha para incentivar a participação interativa da plateia.

Grupo Descompasso na Mostra CDMC na Biblioteca Central Cesar Lattes – Imagem: Biblioteca do CDMC
Também se apresentaram durante o festival o Duo Deya (formado pelas alunas Andressa Schunck e Yasmin Pavan do IA/UNICAMP), Eduardo Freitas (clarinetista da OSU/UNICAMP), Enrique Auco (baixo-barítono – IA/UNICAMP), Jussara Santos (soprano e graduanda do IA/UNICAMP),Leandro Ligocki(guitarrista e arquivista da OSU/UNICAMP).

Duo Deya na Mostra CDMC na Biblioteca Central Cesar Lattes – Imagem: Biblioteca do CDMC
A coordenadora da Biblioteca Comunitária (BIBCOM), Gislaine Melo, encerrou a mostra destacando que a biblioteca está de portas abertas tanto para a comunidade interna quanto externa à UNICAMP.
Convite
Para quem quiser conhecer o acervo do CDMC ou participar de alguma pesquisa desenvolvida no centro, pode fazer uma visita ou entrar em contato com a equipe:
Endereço: Rua Bernardo Sayão, 38 – andar térreo – Cidade Universitária, Campinas
Telefone: (19) 3521-6533
E-mail: cdmc@unicamp.br
Instagram: @cdmc.unicamp
O Sistema de Bibliotecas da UNICAMP parabeniza ao CDMC pela mostra e à BIBCOM pelo acolhimento de iniciativas como essa, que fortalece o papel das bibliotecas como espaços de cultura, conhecimento e integração entre pesquisa, arte e sociedade.
Por Raquel Leite de Sousa – Bibliotecária do CDMC/CIDDIC




