A Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA), da UNICAMP, abriu suas portas em clima de mistério, história e cultura para uma experiência única: a Visitação Noturna Especial de Halloween. Tradicionalmente aberta apenas em horário diurno, a BORA inovou ao promover visitas temáticas à noite, nos dias 07 e 21 de outubro, atraindo o público com ambiente envolvente.
Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho em noite de Halloween – Imagem: Assessoria do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP
Com visitas guiadas organizadas em várias turmas por noite (das 17h às 21h), a ação teve como objetivo ampliar o acesso à comunidade interna e externa da universidade, especialmente àqueles que só têm disponibilidade no período noturno. A iniciativa foi também uma oportunidade de divulgar os seus serviços e acervo, que representa um verdadeiro tesouro acadêmico e cultural.
Visitação na Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho em noite de Halloween – Imagem: Assessoria do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP
Decorada especialmente para o evento, a BORA mergulhou no universo do Halloween, com ambientação temática, iluminação especial e personagens fantasmagóricos e históricos. A atmosfera lúdica e criativa envolveu o público para além do esperado e, até o momento, contou com mais de 100 (cem) visitantes. Sem mais spoilers, manteremos o suspense e se você quiser saber mais, terá que participar!
Muito mais que livros: uma imersão na memória intelectual do Brasil
Inaugurada em 2020 e vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), a Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” abriga um acervo com mais de 100 mil itens, que vão desde livros raros, folhetos, partituras, mapas e revistas, até documentos originais que remontam do século XV ao século XX. O espaço oferece não apenas a conservação e acesso ao conhecimento, mas também promove a valorização da memória intelectual brasileira, com coleções de pessoas históricas como Antonio Candido, Ana Primavesi e Sérgio Buarque de Holanda.
Ter uma biblioteca de coleções especiais como a BORA dentro de uma universidade pública representa muito mais do que a preservação de obras históricas. Ela funciona como um laboratório de pesquisa, conectando passado e presente, oferecendo recursos inestimáveis para pesquisadores, estudantes e apaixonados por história, ciência, arte e cultura.
Ainda dá tempo de participar!
Se você perdeu as primeiras datas, não se preocupe: uma nova visitação noturna acontecerá no dia 11 de novembro. É a chance perfeita de conhecer uma das bibliotecas mais singulares do país sob uma nova luz , literalmente.
Fique por dentro!
Acompanhe a programação e as novidades da BORA em: https://bora.unicamp.br
Siga o SBU e a BORA nas redes sociais:
📚 @sbunicamp
📖 @bora.unicamp