O acolhimento à comunidade ganhou destaque no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) com a divulgação do livro de acesso aberto “Memórias Vivas”. Fruto de uma iniciativa do Programa UniversIDADE em conjunto com a Biblioteca da Faculdade de Tecnologia e o Colégio Técnico de Limeira, a obra é uma coletânea de relatos autobiográficos de pessoas acima de 50 anos, evidenciando o papel fundamental da biblioteca universitária na promoção da cultura, do conhecimento e da inclusão para todos.
A publicação, que reúne histórias de vida marcadas por afetos, lutas e transformações, foi idealizada e coordenada por Mariana Xavier, bibliotecária, Érica Estevam, psicóloga e José Eduardo Gama Noronha, psicólogo, todos ligados à Unicamp e com expertise nas áreas de biblioteconomia e psicologia. O projeto evidenciou o sucesso da união da biblioteconomia e psicologia como ferramentas de acolhimento, inclusão, resgate e preservação da memória, fundamental para a compreensão da experiência humana.
“Memórias Vivas” nasceu da oficina de memória oral promovida pelo Programa UniversIDADE. Através de encontros temáticos, sete participantes compartilharam suas trajetórias com sensibilidade e autenticidade, abordando lembranças da infância, juventude, trabalho, família, política e cultura. Mais do que um livro, a obra é um “relicário de vivências” que entrelaça o individual e o coletivo, o passado e o presente, celebrando a vida e a importância da escuta ativa.
A biblioteca, ao apoiar e viabilizar projetos como “Memórias Vivas”, demonstra seu compromisso em ir além do papel tradicional de guarda e disseminação de informações. Ela se apresenta como um espaço de extensão universitária e de acolhimento que valoriza a memória individual e coletiva, contribuindo para a democratização do conhecimento e o fortalecimento dos laços comunitários.
O SBU parabeniza a Biblioteca Unificada FT/CTL, o Programa UniversIdade e os funcionários do Colégio Técnico de Limeira envolvidos neste projeto, pois fomentar a produção e o acesso aberto a conteúdos tão ricos e diversos, como deste livro, são essenciais para construir uma biblioteca para todos, onde diferentes vozes e experiências são valorizadas e disponibilizadas ao público. A iniciativa promove a inclusão e fortalece o senso de pertencimento, transformando a biblioteca em um verdadeiro coração cultural e social da universidade.
Haverá um evento de lançamento do livro, que será divulgado, em breve, pelo Programa UniversIDADE.
O livro “Memórias Vivas” está disponível no Portal de Livro de Acesso Aberto do SBU e você pode acessá-lo gratuitamente no formato digital clicando aqui.




