Coleções Especiais &Obras Raras
ColecoesEspeciais

As bibliotecas do SBU mantêm o compromisso com a preservação da memória e, para tanto, várias delas dispõem de coleções especiais e obras raras, adquiridas por compra ou doação e compostas por livros, folhetos, mapas, revistas, partituras e outros documentos. São itens de importante valor histórico e, na sua maioria, pertenceram a personalidades de destacada atuação na vida pública.

Essa categoria de acervo é fonte de informação para muitos pesquisadores, especialmente da área de humanidades, possuindo obras com características que as tornam únicas, tais como exemplares com marcas de propriedade, anotações manuscritas, dedicatórias de pessoas célebres, edições numeradas, limitadas ou de luxo, documentos raros com valor no mercado livreiro ou valor como artefato, significado histórico e/ou intelectual, entre outras particularidades.

Os critérios de raridade adotados pelo SBU estão disponíveis no documento Padrões de Obras Raras e Coleções Especiais.

BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS FAUSTO CASTILHO

Com objetivo de preservar as coleções especiais e obras raras, a Unicamp conseguiu apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e, no início de 2020, foi inaugurado o prédio da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (Bora), para onde foi transferido o acervo da antiga Diretoria de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central Cesar Lattes (CEOR/BCCL). A Universidade passou a contar, então, com uma biblioteca especializada nesse tipo de acervo.

O prédio da Bora está localizado ao lado do prédio da BCCL, em frente à praça do Ciclo Básico. Mais informações no Portal da biblioteca: www.bora.unicamp.br.

Quer saber mais?

Saiba quais bibliotecas possuem coleções especiais:

O que é uma "Obra Rara"?

"Obras raras" são designadas por suas características físicas e de conteúdo, representando documentos únicos, escassos, inéditos e preciosos, com valor no mercado livreiro ou valor como artefato, significado histórico e/ou intelectual. Além dos parâmetros cronológicos, ainda são consideradas como raras todas as edições clandestinas, edições com tiragens reduzidas, edições especiais (de luxo para bibliófilos), edições consagradas esgotadas e não reeditadas. Uma obra também pode ser considerada rara pelo seu valor extrínseco. Por exemplo, por conter encadernações em couro, pergaminho, veludo, gravadas a ouro, com filetes e seixas douradas, ou ainda, por conter dedicatórias, marcas e assinaturas de pessoas ilustres.

O que é uma "Coleção"?

"Coleção" é a reunião de obras por um individuo ou instituição, motivada por interesse profissional, temático, histórico, cultural ou artístico. Uma coleção é considerada especial, pelas instituições de custódia, em decorrência do valor do conjunto em seu todo, tendo em vista trajetória de quem a reuniu, a importância de seu conteúdo ou, ainda, as características de raridade de exemplares que a integram.

TOP