A tarde de 14 de novembro marcou um checkmate cheio de emoção na Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL). A grande final do I Torneio Itinerante de Xadrez SBU–PROEEC | Unicamp 2025 reuniu enxadristas de todas as idades, origens e níveis de experiência, coroando um circuito que movimentou mais de 260 inscrições e transformou várias bibliotecas da Unicamp em verdadeiros templos de estratégia, concentração e convivência.

Encerramento do I Torneio Itinerante de Xadrez SBU–PROEEC | Unicamp na Biblioteca Central Cesar Lattes – Imagem: Gabriel Felipe de Oliveira da Silva
E, sério: se alguém ainda duvidava que biblioteca também é lugar de esporte, este torneio provou que alguns jogos, como o xadrez, combinam perfeitamente com o ambiente. Afinal, xadrez é esporte, ciência, arte… tudo isso dentro de um espaço que promove aprendizado, lazer e boas conexões.
Um circuito vibrante pelas bibliotecas da Unicamp
O torneio foi disputado na modalidade rápida, com etapas em seis bibliotecas icônicas da universidade:
- 1ª Etapa: Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA)- 29/08 – 13h30
- 2ª Etapa: Biblioteca da Área de Engenharias e Arquitetura (BAE) – 12/09 – 16h
- 3ª Etapa: Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação (IMECC) – 26/09 – 16h
- 4ª Etapa: Biblioteca Octávio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – 10/10 – 16h
- 5ª Etapa: Biblioteca Prof. Dr. Daniel Joseph Hogan da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – 24/10 -13h30
- Final: Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) – 14/11 – 14h
A cada etapa, os jogadores duelaram em partidas de raciocínio rápido e pura adrenalina. Os quatro melhores colocados seguiam para a final e, quando havia repetição de classificados, as vagas eram repassadas aos próximos colocados, garantindo sempre renovação e inclusão.
O resultado? Uma final plural, com talentos vindos de diferentes cantos da Unicamp e também do público externo, reforçando a missão do torneio: unir pessoas, aproximar comunidade e universidade, e mostrar que as bibliotecas são pontos pulsantes de cultura e convivência.
Autoridades celebram parceria e inclusão
Durante a cerimônia de encerramento, o clima era de orgulho, daquele que realmente aquece o coração da comunidade universitária.
Oscar Eliel, Diretor do SBU, abriu as falas celebrando o sucesso da iniciativa. Parabenizou a equipe organizadora e destacou a potência das bibliotecas como espaços vivos, acolhedores e essenciais para o convívio, apoiando não só a pesquisa e o estudo, mas a arte, a ciência, a cultura e, também, o esporte.
Na sequência, Caio Nakavaki de Oliveira (Assistente Técnico da Diretoria de Esportes da PROEEC) reforçou que o torneio cumpre com excelência o papel de garantir o direito constitucional ao esporte, ampliando seu acesso e alcance.
O Prof. José Luiz da Costa (CGU) destacou a satisfação da Coordenadoria em apoiar ações esportivas que aproximam a população da Unicamp.

Cerimônia de encerramento e premiação do I Torneio Itinerante de Xadrez SBU–PROEEC | Unicamp na Biblioteca Central Cesar Lattes – Imagem: Gabriel Felipe de Oliveira da Silva
Fechando o momento, Spoiler levantado no evento: vem aí novas edições? 👀 A comunidade deixou claro que quer mais.
O árbitro oficial, Lucas Sousa de Oliveira, foi homenageado com uma placa entregue pela coordenadora da BCCL e liderança da organização do torneio, Mariana Pedroso Teixeira. Já o Prêmio Destaque Feminino foi entregue a Laura Lucia Dominguez Barrios, por Márcio Souza Martins, Diretor Adjunto do SBU.
Campeões da Final
Depois de uma tarde intensa, os grandes vencedores do torneio foram:
1º lugar – André Basso

Entrega do troféu e prêmio ao grande vencedor (1º lugar) – I Torneio Itinerante de Xadrez SBU–PROEEC | Unicamp na Biblioteca Central Cesar Lattes – Imagem: Gabriel Felipe de Oliveira da Silva
2º lugar – Laura Lucia Dominguez Barrios

Entrega do troféu e prêmio para a 2ª colocada – I Torneio Itinerante de Xadrez SBU–PROEEC | Unicamp na Biblioteca Central Cesar Lattes – Imagem: Gabriel Felipe de Oliveira da Silva
3º lugar – Leandro Silva Cordeiro

Entrega do troféu e prêmio para o 3ª colocado – I Torneio Itinerante de Xadrez SBU–PROEEC | Unicamp na Biblioteca Central Cesar Lattes – Imagem: Gabriel Felipe de Oliveira da Silva
Trio que brilhou não só na final, mas ao longo de um circuito inteiro marcado por talento e fair play.

Caio Nikavaka (Assistente Técnico da Diretoria de Esportes da PROEEC), Oscar Eliel (Diretor do SBU) e Prof. José Luiz da Costa (Assessor da CGU) com os campeões: Laura Lucia Dominguez Barrios, André Basso e Leandro Silva Cordeiro – I Torneio Itinerante de Xadrez SBU–PROEEC | Unicamp – Imagem: Gabriel Felipe de Oliveira da Silva
Bibliotecas: onde o conhecimento encontra o jogo
A parceria entre SBU, PROEEC e CGU mostrou que quando cultura, esporte e educação se unem, o impacto é poderoso. As bibliotecas foram protagonistas: espaços de estudo sim, mas também de encontro e movimento.

Final do I Torneio Itinerante de Xadrez SBU–PROEEC | Unicamp – Imagem: Gabriel Felipe de Oliveira da Silva
Promover atividades esportivas em bibliotecas fortalece a comunidade, incentiva uma visão moderna de bibliotecas para além de livros e conteúdos informacionais.
E agora?
Se depender da energia que tomou conta das bibliotecas durante meses, o torneio já se tornou tradição. E, convenhamos: todo mundo está torcendo por uma segunda edição.
Enquanto isso, fica o convite permanente:
Explorar as bibliotecas do SBU, conectar-se, aprender, jogar e viver experiências individuais e coletivas que a UNICAMP oferece!
Checkmate. ✔️







