Desde 2012, está em funcionamento um novo modo de identificação de pesquisadores junto às entidades do meio científico, o ORCiD (Open Researcher and Contributor ID). Trata-se de uma ferramenta digital de identificação, que permite ao usuário armazenar e gerir informações relativas à formação e à produção acadêmica. Ao se cadastrar, o usuário recebe um código numérico de 16 dígitos que será utilizado para identifica-lo e distingui-lo no ambiente de pesquisa científica. O ORCiD vincula o pesquisador às publicações de sua autoria e/ou coautoria e torna a busca por autores mais precisa e menos sujeita a erros, ao passo que elimina o problema de homônimos e de variações nos nomes dos pesquisadores.
O ORCiD importa os trabalhos listados no Google Scholar para sua base, além de permitir a integração do seu registro com outros identificadores, como o Researcher ID e o Scopus ID. É uma importante ferramenta que proporciona de forma prática e rápida a recuperação da produção científica tanto pelos pesquisadores quanto pela Universidade.
Várias editoras e agências de fomento têm recomendado enfaticamente aos pesquisadores que associem identificadores ORCiD dos co-autores no ato de submissão de trabalhos e propostas de pesquisa.
Como se cadastrar?
Realizar o cadastro é muito rápido! Em apenas 30 segundos, através deste link, o próprio pesquisador pode obter o seu ORCiD para depois atualizar suas informações e adicionar links para suas atividades de pesquisa, afiliações, prêmios, outras versões de seu nome e mais.
Caso prefira, o pesquisador pode autorizar o SBU a realizar o seu cadastro, preenchendo este formulário e clicando no link de ativação que será encaminhado para o e-mail indicado.
Aos pesquisadores que já possuem registro no ORCiD, solicitamos que se certifiquem de que a Unicamp está indicada como sua instituição e atualizem as informações, caso necessário.