Campinas-SP, domingo, 09 de Dezembro de 2018.
 Principal
 Coleções Especiais e Obras Raras
 SBU
 Sobre a Biblioteca
 Regulamento
 BCCL - Equipe
 Laboratório de Acessibilidade
 Serviços
 EEB / Comutação
 Fator de Impacto de Periódicos
 Capacitação de Usuários
 Sugestão para Compra de Livros
 Últimas Aquisições para BCCL
 CSA
 Bibliotecas do Sistema
 Cesar Lattes
 Câmbio
 Fale Conosco
 
Share/Bookmark



Digite abaixo a palavra desejada e em seguida aperte a tecla enter:
 
 Sobre a Biblioteca
A Biblioteca Central Cesar Lattes, da Unicamp, foi criada em 11 de junho de 1989, como órgão complementar da Universidade, através da "Deliberação CONSU A-38/89". É uma biblioteca integrante do Sistema de Bibliotecas da Unicamp e atua em conjunto com as bibliotecas seccionais, como fonte de referência e provedora de informação para os cursos de graduação, pós-graduação e de extensão da Universidade, atendendo diretamente a toda a comunidade interna da Universidade e pesquisadores no Brasil e exterior.

A BCCL faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, sendo uma das 24 Bibliotecas Seccionais que compõem o Sistema, que é constituído por Órgão Colegiado, Bibliotecas Seccionais e Comissões de Biblioteca.

Utilizam-se dos serviços oferecidos pela Biblioteca, Docentes, Pesquisadores, Alunos de Graduação, Pós-Graduação, Especialização e Extensão, Tecnólogos, Estagiários e Funcionários UNICAMP, com direito a consulta e empréstimo domiciliar, sendo facultada ao público em geral a consulta local de todo tipo de material bibliográfico.

Para atender à demanda, a BCCL conta com área reservada para acervo, estudo, pesquisa em banco de dados eletrônicos, depósito e administração. Está equipada com 27 novos computadores Pentium 4, conectados a rede linux de alta velocidade, cuja configuração é contemplada com a tecnologia sem fio (sistema wireless), permitindo o acesso a Internet, disponíveis em tempo integral para acesso a sites de pesquisa, como os referenciais e bases de dados de texto completo.

A circulação diária no prédio da BCCL é de aproximadamente 2000 pessoas, entre alunos de graduação e de pós-graduação, docentes, funcionários da Universidade, pesquisadores, bem como usuários externos.

Com seu patrimônio, a Biblioteca Central desempenha papel de destaque no apoio ao ensino e a pesquisa, além de atender à demanda regional, sendo procurada, sistematicamente, pela comunidade científica brasileira e internacional.

Oferece serviços de consulta local; empréstimo domiciliar; devolução 24h; acesso à Internet; acesso ao catálogo automatizado do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, Base Acervus, englobando livros, teses, dissertações e títulos de periódicos com suas respectivas coleções; comutação bibliográfica on-line, utilizando os sistemas da BIREME-SCAD, IBICT-COMUT e BRITISH LIBRARY, através de e-mail e software Próspero, além de correio; Programa de Capacitação de Usuários (cursos e palestras); levantamento bibliográfico na Base Acervus e nas Bases referenciais; diretrizes para elaboração de trabalhos científicos e normalização bibliográfica; acesso a bases de dados referenciais; acesso a títulos de periódicos eletrônicos com texto integral; acesso à Biblioteca Digital da UNICAMP; empréstimo entre bibliotecas; revisão e orientação quanto às normas para apresentação de teses na Unicamp; busca e uso da informação no Sistema de Bibliotecas da UNICAMP; pesquisa e acesso à informação, etc.; programação para visitantes provindos da própria Universidade, assim como de outras instituições.
 
© SBU - Tecnologia da Informação - 1997-2006 - Todos os direitos reservados. Melhor visualização 800x600.