A Coleção  de Obras Raras abriga obras dos séculos XV ao XX, que dificilmente são encontradas em outras bibliotecas ou arquivos. O tema principal dessa coleção é a Brasiliana, livros sobre o Brasil, escritos por viajantes dos séculos XVI ao XIX, e livros escritos nos períodos colonial e imperial, obras de grande interesse para a pesquisa histórica,   econômica, política, de costumes, de história natural, etc. As coleções de intelectuais formam fundos bibliográficos, através das anotações manuscritas de seus exemplares, o que tem  dado subsídios para  pesquisas de interesse da Universidade, resultando em teses, artigos, publicação de livros, etc.
SÉCULO XV 
1 obra 

Foto Ana Virginia Pinheiro
 

Cantos Gregorianos 
          (manuscrito em pergaminho, ilustrado com iluminuras)
SÉCULO XVI 
             14 obras
Brasiliana: histórias de Missões de jesuítas. Expedições científicas: história natural. Guerra com os holandeses. Conquistas e descobertas.Curiosidades. 
SÉCULO XVII 
54 obras

Vasconcellos, Simão de, Chronica da Companhia de Jesv  do Estado do Brasil, 1663.

 

Brasiliana: histórias de Missões de jesuítas. Expedições científicas: história natural. Guerra com os holandeses.   Conquistas e descobertas.   Curiosidades. 
SÉCULO XVIII 
83 obras

Cook, James,  A voyage to the Pacif Ocean, 1784

 

Brasiliana: jesuítas, pirataria, história e política, colonização, literatura.História natural. Coleções e viagens. Conquistas e descobertas. 
SÉCULO XIX 
1.500 obras

Lithografia de  Spix & Agassiz -  Piscium Brasiliensium (Pisces Brasiliensis), 1829
 

Brasiliana: narrativas de viagens, expedições científicas, exploração e corografia das províncias. História: monarquia, rebeliões, abolição da escravatura, imigração, república, guerra do Paraguai. 
Questões de limites. História natural: indígenas. Política: relatórios presidenciais de São Paulo, gramática, almanaques, periódicos.
América Latina: obras citadas em repertórios. 
SÉCULO XX
2.500 0bras 
Brasiliana. Outros temas. Tiragens reduzidas, edições esgotadas.
Fundo Bibliográfico Alexandre Eulalio - (Em seleção) volumes com a produção intelectual do autor, livros com anotações e dedicatórias.
Fundo bibliográfico Antonio Candido - 800 volumes com a produção intelectual do autor, livros com anotações e dedicatórias.
 
Coleções Especiais
Biblioteca Central
SBU
UNICAMP