A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgou o resultado de duas chamadas de propostas do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa (PAIP), voltadas a Coleções Biológicas e a Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos. No total, foram selecionados 50 projetos no estado que preveem ações de recuperação de coleções, informatização e disponibilização on-line do acesso aos acervos.
O apoio financeiro abrange a aquisição de equipamentos multiusuários (EMU), custos de suprimentos e serviços de instalação, além de Bolsas de Treinamento Técnico e de Participação em Curso. A chamada de Coleções Biológicas selecionou 12 propostas voltadas a herbários, coleções zoológicas e de células e tecidos. Já a chamada de Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos selecionou 38 projetos dedicados a espaços de armazenamento, pesquisa e divulgação de conhecimento científico, histórico e cultural.
A Unicamp teve propostas aprovadas em ambas as chamadas. Abaixo constam todos os projetos contemplados na instituição:
- Instituto de Biologia (IB): “EMU Infraestrutura de Coleções Biológicas do Museu de Diversidade Biológica (MDBio): aquisição e incremento de equipamentos para investigações taxonômicas, estudos biogeográficos e conservação da biodiversidade” (Processo: 2025/24590-9) – Pesquisadora responsável: Antônia Cecília Zacagnini Amaral.
- Centro de Memória (CMU): “EMU Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos: Aquisição de Scanner Planetário A1 com suporte motorizado angular para digitalização de obras raras da Coleção Campiniana do CMU e acesso em plataforma digital” (Processo: 2025/24589-0) – Pesquisador responsável: André Luiz Paulilo.
- Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP): “EMU: Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos- A Memória da Odontologia em Ação” (Processo: 2025/24578-9) – Pesquisadora responsável: Karina Gonzales Silverio Ruiz.
- Instituto de Geociências (IG): “EMU Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Científicos e Museológicos: Aquisição de tomógrafo 3D e equipamentos de preservação para digitalização inclusiva dos acervos do IG-UNICAMP” (Processo: 2025/24601-0) – Pesquisador responsável: David Jozef Cornelius Debruyne.
- Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC): “EMU Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos: Aquisição de scanner profissional para digitalização de documentos musicais” (Processo: 2025/24582-6) – Pesquisadora responsável: Raquel Juliana Prado Leite de Sousa.
- Biblioteca de Física (IFGW): “EMU Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos: Aquisição de estantes deslizantes e modernização da infraestrutura para preservação do acervo e a ampliação dos espaços de estudo da Biblioteca de Física do IFGW” (Processo: 2025/24594-4) – Pesquisadora responsável: Arlene Cristina Aguilar.
- Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH): “EMU Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos: Aquisição de Equipamentos e contratação de serviços de terceiros para a salvaguarda dos acervos CPV e CIM no AEL-UNICAMP” (Processo: 2025/24603-3) – Pesquisador responsável: Mario Augusto Medeiros Da Silva.
- Biblioteca Joel Martins da Faculdade de Educação (FE): “EMU Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos: Aquisição de escâner planetário robotizado para a Biblioteca Joel Martins (FE/Unicamp)” (Processo: 2025/24546-0) – Pesquisadora responsável: Ana Lúcia Horta Nogueira.
- Biblioteca Octavio Ianni (IFCH): “EMU Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos: Aquisição de acervos deslizantes, higienização e infraestrutura de informática para Biblioteca Octavio Ianni (IFCH-Unicamp)” (Processo: 2025/24574-3) – Pesquisadora responsável: Mariana Miggiolaro Chaguri.
O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) parabeniza os docentes, pesquisadores, equipes técnicas e profissionais das bibliotecas envolvidos nos projetos aprovados. O fomento viabilizará a atualização da infraestrutura e dos equipamentos para a conservação e o gerenciamento de diferentes acervos da universidade.
