Foco e Escopo

A "Revista Saberes Universitários" destina-se à publicação de trabalhos originais relacionados às atividades desenvolvidas pelos profissionais técnicos e administrativos das Universidades do Brasil e do exterior, bem como trabalhos de pesquisadores e docentes que apresentem relevância para o desenvolvimento das atividades técnicas e administrativas no âmbito universitário.

Artigo

Textos que apresentem relatos completos e inéditos de estudos e pesquisas concluídas.

O limite do texto dessa seção é de 20 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Revisão crítica de literatura referente a temas pertinentes às atividades técnicas e administrativas no âmbito da gestão universitária.

O limite do texto dessa seção é de 20 páginas.

Comunicação

Trabalhos inéditos baseados em comunicações apresentadas em eventos; resultados preliminares de pesquisas.

O limite do texto dessa seção é de 10 páginas.

Entrevista/Debate

Análise de temas da atualidade acompanhada de comentários críticos ou textos de caráter opinativo (entrevista).

O limite do texto dessa seção é de 10 páginas.

Relato de Experiência

Textos caracterizados por comunicações e descrições de atividades técnicas e administrativas no âmbito acadêmico, cuja divulgação possa contribuir para o alcance de soluções e ampliação do conhecimento.

O limite do texto dessa seção é de 15 páginas.

Resenha

Análises críticas de livros ou outros documentos recentemente publicados.

O limite do texto dessa seção é de 3 páginas.

a)      Procedimento

Após a seleção preliminar, a editoria encaminhará o trabalho para análise do editor de seção que, por sua vez, o encaminhará para julgamento de no mínimo dois avaliadores (método  “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas ao tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores receberão comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

b)      Aspectos Gerais

Há três possibilidades quanto ao resultado das avaliações dos trabalhos submetidos à revista: aceitação do artigo tal como enviado; aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas ou recusa do trabalho.

Recursos e problemas específicos serão analisados e apreciados pelos Editores.

A “Revista Saberes Universitários” trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

A "Revista Saberes Universitários" tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Expediente / Staff

Reitor
Marcelo Knobel

Coordenadora Geral da Universidade
Teresa Dib Zambon Atvars

Editores Científicos
Gildenir Carolino Santos
Ademilde Felix Gomes

Editora Associada
Regiane Alcântara Bracchi

Editoração eletrônica e formatação
Gildenir Carolino Santos

Layout e capa
Carlos Renato Paraizo

Revisão textual
Ademilde Felix Gomes

Catalogação na Fonte elaborada por Gildenir C. Santos - CRB-8/5447

Fontes de Indexação

Solicitado para indexação:

• Dialnet (Espanha)
  • Índice Actualidad Iberoamericana (Chile)
  • Latindex (México/Brasil)

Divulgadores, catálogos, índices estatísticos, etc.