SBU - Sistema de Bibliotecas da Unicamp

contato@sbu.unicamp.br

03 mar 2021

SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIA ABERTA E ACESSO ABERTO

SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIA ABERTA E ACESSO ABERTO: como as instituições acadêmicas e de pesquisa podem estimular a publicação em open access e aumentar a visibilidade e o impacto de suas pesquisas.

A Ciência Aberta refere-se às iniciativas de tornar a pesquisa e sua disseminação abertas e acessíveis em todas as suas fases – desde os dados brutos e laboratoriais até os processos de pesquisa, pré-impressões e publicações dos artigos acadêmicos, visando a múltipla colaboração e a máxima transparência de todo o processo. Alinhado a esse percurso, o Acesso Aberto refere-se ao movimento que busca tornar os resultados das pesquisas científicas amplamente disponíveis e acessíveis, sob termos específicos ou licenças que permitam a reutilização, a qualquer pessoa ou instituição que queiram acessá-los.

A American Chemical Society (ACS), maior sociedade científica do mundo, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), recentemente estabeleceram um acordo de acesso aberto com o objetivo de garantir amplo acesso e visibilidade à pesquisa científica desenvolvida na Universidade. Tal parceria representa um grande marco e um passo altamente relevante para a expansão da publicação em acesso aberto no Brasil e na América Latina. Assim, o Seminário Latino-Americano de Ciência Aberta e Acesso Aberto visa compartilhar e lançar o projeto em questão, buscando também ampliar as discussões em torno das tendências, oportunidades e desafios relativos aos temas, bem como abordar o papel das instituições acadêmicas e de pesquisa no estímulo à publicação em open access, visando o aumento da visibilidade e do impacto de suas pesquisas.

O evento terá tradução simultânea para português e espanhol.

Link para inscrição e realização do evento no Zoom: