Tire suas DúvidasPerguntas frequentes sobre o SBU

Dúvidas Frequentes

Clique nas caixas abaixo para mais informações

Para saber o horário de atendimento das bibliotecas do SBU, consulte Bibliotecas do Sistema e selecione a biblioteca desejada. O horário é apresentado em “Atendimento ao público no período letivo”.

Comunidade Interna: O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema.

  • Apresentar Identidade Estudantil ou Funcional (Cartão Universitário Inteligente) válida e fazer cadastramento biométrico. Caso esteja com o cartão provisório é necessário apresentá-lo juntamente com documento com foto. Ao receber a identidade funcional e estudantil definitiva, encaminhe-se a qualquer Biblioteca do SBU para atualização de seu cadastro.

Comunidade Externa:O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema

Observe na tabela abaixo a sua categoria de usuário, a quantidade de materiais e o prazo de empréstimo:

Tipo de UsuárioItens por usuárioEmpréstimo (dias)
Especial de Graduação57
Especial de Pós-Graduação528
Aprimorando57
Aprimorando / DAC57
Bolsista Instrutor Graduação57
Comissionado1028
Complementação Aposent.CLT514
Curso Sequencial514
Docente Estatutário Aposentado1014
Docente Unicamp1028
Doutorado1028
Ensino Técnico/Médio-Cotil514
Ensino Técnico/Médio-Cotuca514
Ensino Técnico/Médio-FOP514
Especialização514
Especialização / DAC514
Estagiário57
Extensão514
Funcionário Estatutário Aposentado514
Funcionário Funcamp1028
Funcionário Unicamp1028
Graduação107
Médico Residente1028
Mestrado1028
Mestrado Profissional1028
Monitor57
Patrulheiro57
Pesquisador Colaborador Voluntário1028
Pesquisador Visitante1014
Plantonista514
Prestador de serviço voluntário57
Professor Colaborador Voluntário1028
Professor Visitante1014
Programa UniversIdade57
Tecnologia107

Cada dia de atraso na devolução de um livro implicará em 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

  • Livros com reservas terão 10 dias de suspensão por cada dia de atraso;
  • A suspensão será contabilizada levando-se em conta o número de dias e quantidade de livros em atrasado;
  • Usuários com materiais em atraso ou suspensão, não poderão realizar empréstimos, renovações e ou reservas

Para fazer o login, acesse a Base Acervus e clique em no ícone “Entrar”.

Atenção: O login é o e-mail cadastrado na biblioteca. Caso não se lembre da senha, veja instruções no item 8.

  • Acessar a Base Acervus;
  • Clique em “Entrar”;
  • Clicar em “lembrar senha”;
  • Em seguida em “Clique aqui e receba sua senha por e-mail”;
  • Uma senha automática será enviada para o e-mail cadastrado. Obs.: A senha inicial pode ser alterada.

Também acesse o tutorial e veja passo a passo de como solicitar lembrança de senha na Base Acervus.

 

Acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros na Base Acervus.

Atenção – é possível fazer até cinco (05) renovações via WEB ou dispositivo móvel, desde que não existam reservas. Se houver necessidade de novas renovações é necessário dirigir-se à biblioteca depositária com o exemplar em mãos para fazer nova renovação, habilitando mais cinco renovações on-line, se assim desejar.

O sistema também enviará automaticamente um e-mail 48 horas antes do vencimento do empréstimo para lembrar da necessidade de renovação e/ou devolução do item.

No entanto, é responsabilidade do usuário cuidar das renovações de itens retirados em seu nome.

As reservas de livros só podem ser feitas via Web e se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca solicitada. Para tanto acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros na Base Acervus.

Para excluir as reservas de livros é necessário acessar a Base Acervus e inserir seu login e senha.O login é o e-mail cadastrado no registro da matrícula/cadastro da biblioteca.Se não lembrar a senha, veja instruções no item 8.

Aparecerá à mensagem “Reserva excluída com sucesso”

Os recibos enviados para o seu e-mail são os de empréstimo, devoluções, renovações e reservas que foram realizadas.

No caso das reservas, será enviado um aviso assim que o material chegar à biblioteca.

Quando a data do material emprestado está prestes a vencer, o sistema envia e-mail lembrete de aviso de devolução. O aviso é encaminhado dois dias antes do prazo previsto para devolução. Atenção: Esse e-mail é uma “cortesia do sistema”, isto é, na falta ou falha dos mesmos não isenta o usuário quanto aos atrasos nas devoluções;

O SBU também envia cartas de cobrança sobre os livros atrasados.

Se você não estiver recebendo estes e-mails, favor entrar em contato com qualquer Biblioteca da sua Unidade para conferirmos se o e-mail cadastrado está correto.

De acordo com as normas do SBU o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, será obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação, da mesma edição ou de edição mais recente, ou ainda de outra obra, no caso de material esgotada, a critério da Comissão de Biblioteca.

O usuário ficará bloqueado até a reposição da obra extraviada. Por isso, deverá entrar em contato com a biblioteca o mais breve possível.

As bibliotecas da Unicamp possuem um sistema de Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB), que oferece a possibilidade de emprestar livros de outras instituições. Solicite o documento de interesse na Biblioteca da sua Unidade.

Trata-se de uma ferramenta que reúne, por meio de uma única interface, todas as fontes de pesquisa disponíveis no Sistema de Bibliotecas da Unicamp, como catálogo on-line, repositório institucional, periódicos eletrônicos, e-books, bases de dados e biblioteca digital. Assim, ao utilizar a busca integrada, que está disponível na opção “todos” da caixa de busca principal do site, os usuários alcançarão resultados mais efetivo e com muito mais agilidade.

Permitirá o acesso a todo o conteúdo oferecido pela instituição, a partir de um único campo de pesquisa, de forma simples e rápida, eliminando as dificuldades usuais do processo de pesquisa: por onde começar e quais fontes utilizar.

Qualquer pessoa pode acessar o Portal, entretanto somente os acessos realizados dentro do range de IPs da universidade (computadores instalados dentro dos campi da Unicamp) ou através do Acesso Residencial – VPN é que têm direito a baixar o conteúdo disponível nos periódicos eletrônicos, bases de dados, e-books e outros materiais que dependem de uma assinatura para serem acessados.

Acesso Residencial – VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação criptografado entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através do VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os conteúdos disponíveis para a pesquisa no Portal de Acesso à Informação Eletrônica.

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