Para saber o horário de atendimento das bibliotecas do SBU, consulte Bibliotecas do Sistema e selecione a biblioteca desejada. O horário é apresentado em “Atendimento ao público no período letivo”.
Comunidade Interna: O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema.
- Apresentar Identidade Estudantil ou Funcional (Cartão Universitário Inteligente) válida e fazer cadastramento biométrico. Caso esteja com o cartão provisório é necessário apresentá-lo juntamente com documento com foto. Ao receber a identidade funcional e estudantil definitiva, encaminhe-se a qualquer Biblioteca do SBU para atualização de seu cadastro.
Comunidade Externa:O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema
Observe na tabela abaixo a sua categoria de usuário, a quantidade de materiais e o prazo de empréstimo:
Tipo de Usuário | Itens por usuário | Empréstimo (dias) |
Especial de Graduação | 5 | 7 |
Especial de Pós-Graduação | 5 | 28 |
Aprimorando | 5 | 7 |
Aprimorando / DAC | 5 | 7 |
Bolsista Instrutor Graduação | 5 | 7 |
Comissionado | 10 | 28 |
Complementação Aposent.CLT | 5 | 14 |
Curso Sequencial | 5 | 14 |
Docente Estatutário Aposentado | 10 | 14 |
Docente Unicamp | 10 | 28 |
Doutorado | 10 | 28 |
Ensino Técnico/Médio-Cotil | 5 | 14 |
Ensino Técnico/Médio-Cotuca | 5 | 14 |
Ensino Técnico/Médio-FOP | 5 | 14 |
Especialização | 5 | 14 |
Especialização / DAC | 5 | 14 |
Estagiário | 5 | 7 |
Extensão | 5 | 14 |
Funcionário Estatutário Aposentado | 5 | 14 |
Funcionário Funcamp | 10 | 28 |
Funcionário Unicamp | 10 | 28 |
Graduação | 10 | 7 |
Médico Residente | 10 | 28 |
Mestrado | 10 | 28 |
Mestrado Profissional | 10 | 28 |
Monitor | 5 | 7 |
Patrulheiro | 5 | 7 |
Pesquisador Colaborador Voluntário | 10 | 28 |
Pesquisador Visitante | 10 | 14 |
Plantonista | 5 | 14 |
Prestador de serviço voluntário | 5 | 7 |
Professor Colaborador Voluntário | 10 | 28 |
Professor Visitante | 10 | 14 |
Programa UniversIdade | 5 | 7 |
Tecnologia | 10 | 7 |
Cada dia de atraso na devolução de um livro implicará em 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.
- Livros com reservas terão 10 dias de suspensão por cada dia de atraso;
- A suspensão será contabilizada levando-se em conta o número de dias e quantidade de livros em atrasado;
- Usuários com materiais em atraso ou suspensão, não poderão realizar empréstimos, renovações e ou reservas
Para fazer o login, acesse a Base Acervus e clique em no ícone “Entrar”.
Atenção: O login é o e-mail cadastrado na biblioteca. Caso não se lembre da senha, veja instruções no item 8.
- Acessar a Base Acervus;
- Clique em “Entrar”;
- Clicar em “lembrar senha”;
- Em seguida em “Clique aqui e receba sua senha por e-mail”;
- Uma senha automática será enviada para o e-mail cadastrado. Obs.: A senha inicial pode ser alterada.
Também acesse o tutorial e veja passo a passo de como solicitar lembrança de senha na Base Acervus.
Acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros na Base Acervus.
Atenção – é possível fazer até cinco (05) renovações via WEB ou dispositivo móvel, desde que não existam reservas. Se houver necessidade de novas renovações é necessário dirigir-se à biblioteca depositária com o exemplar em mãos para fazer nova renovação, habilitando mais cinco renovações on-line, se assim desejar.
O sistema também enviará automaticamente um e-mail 48 horas antes do vencimento do empréstimo para lembrar da necessidade de renovação e/ou devolução do item.
No entanto, é responsabilidade do usuário cuidar das renovações de itens retirados em seu nome.
As reservas de livros só podem ser feitas via Web e se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca solicitada. Para tanto acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros na Base Acervus.
Para excluir as reservas de livros é necessário acessar a Base Acervus e inserir seu login e senha.O login é o e-mail cadastrado no registro da matrícula/cadastro da biblioteca.Se não lembrar a senha, veja instruções no item 8.
Aparecerá à mensagem “Reserva excluída com sucesso”
Os recibos enviados para o seu e-mail são os de empréstimo, devoluções, renovações e reservas que foram realizadas.
No caso das reservas, será enviado um aviso assim que o material chegar à biblioteca.
Quando a data do material emprestado está prestes a vencer, o sistema envia e-mail lembrete de aviso de devolução. O aviso é encaminhado dois dias antes do prazo previsto para devolução. Atenção: Esse e-mail é uma “cortesia do sistema”, isto é, na falta ou falha dos mesmos não isenta o usuário quanto aos atrasos nas devoluções;
O SBU também envia cartas de cobrança sobre os livros atrasados.
Se você não estiver recebendo estes e-mails, favor entrar em contato com qualquer Biblioteca da sua Unidade para conferirmos se o e-mail cadastrado está correto.
De acordo com as normas do SBU o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, será obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação, da mesma edição ou de edição mais recente, ou ainda de outra obra, no caso de material esgotada, a critério da Comissão de Biblioteca.
O usuário ficará bloqueado até a reposição da obra extraviada. Por isso, deverá entrar em contato com a biblioteca o mais breve possível.
As bibliotecas da Unicamp possuem um sistema de Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB), que oferece a possibilidade de emprestar livros de outras instituições. Solicite o documento de interesse na Biblioteca da sua Unidade.
Trata-se de uma ferramenta que reúne, por meio de uma única interface, todas as fontes de pesquisa disponíveis no Sistema de Bibliotecas da Unicamp, como catálogo on-line, repositório institucional, periódicos eletrônicos, e-books, bases de dados e biblioteca digital. Assim, ao utilizar a busca integrada, que está disponível na opção “todos” da caixa de busca principal do site, os usuários alcançarão resultados mais efetivo e com muito mais agilidade.
Permitirá o acesso a todo o conteúdo oferecido pela instituição, a partir de um único campo de pesquisa, de forma simples e rápida, eliminando as dificuldades usuais do processo de pesquisa: por onde começar e quais fontes utilizar.
Qualquer pessoa pode acessar o Portal, entretanto somente os acessos realizados dentro do range de IPs da universidade (computadores instalados dentro dos campi da Unicamp) ou através do Acesso Residencial – VPN é que têm direito a baixar o conteúdo disponível nos periódicos eletrônicos, bases de dados, e-books e outros materiais que dependem de uma assinatura para serem acessados.
O Acesso Residencial – VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação criptografado entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através do VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os conteúdos disponíveis para a pesquisa no Portal de Acesso à Informação Eletrônica.
Para obter Acesso Residencial consulte as instruções de uso descritas na página do Centro de Computação da Unicamp.