Logo SBU       Logo Unicamp

Exposição: A natureza de todo lugar – Helena A. Gioppato

Somos animais. Evoluímos junto com todos os outros seres vivos, mas temos o péssimo hábito de nos distanciarmos da realidade de que somos parte da natureza. Nós dividimos o mundo entre aquilo que é humano e aquilo que é natural, inalterado pela nossa espécie. Mas em um mundo onde tudo já foi influenciado pelo homem, o que conta como natureza?

Nós devastamos florestas, poluímos rios e oceanos, mudamos a química do solo e da atmosfera e estamos contribuindo para o aquecimento global. Então, que natureza “pura” ainda nos resta? Numa tentativa de acabar com essa divisão de mundos que criamos, muitos fotógrafos viajam para lugares remotos onde a influência humana não é aparente e fazem fotos incríveis, mostrando uma natureza bastante sedutora.

De fato, isso consegue sensibilizar as pessoas, mas ainda assim a natureza retratada nessas imagens está distante física e financeiramente da maioria da população.

O objetivo dessa exposição é mostrar a natureza (selvagem) que nos cerca, e assim como outros projetos fotográficos, tentar reaproximar pessoas do mundo natural. Todas as fotos expostas foram tiradas em jardins comuns, praças, floreiras ou na Serra do Japi – Jundiaí, SP, que é uma unidade de conservação bem próxima e acessível para os moradores da nossa região.

Data: De 12 a 30/06/17

Horário: Das 8h30min às 22h30min

Local:  1º piso da Biblioteca do IB

Mais notícias