Logo SBU       Logo Unicamp

Coleções Especiais e Obras Raras

colecoesespeciais

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp, formado por 29 bibliotecas, dispõe de acervos atualizados, buscando sempre a ampliação e renovação de suas coleções através de compras anuais de livros, assinaturas de importantes bases de dados, e-books, periódicos e tantos outros recursos eletrônicos.

As bibliotecas do SBU mantêm, ainda, o compromisso com a preservação da memória. Para tanto, possuem acervos raros e especiais*, formados por livros, folhetos, mapas, revistas, partituras e documentos adquiridos através de compra e doação de coleções que pertenceram a importantes personalidades do meio científico e de destacada atuação na vida pública brasileira.

Essas coleções são fontes de informação para muitos pesquisadores, especialmente os da área de humanidades, possuindo obras com características especiais, o que as tornam muitas vezes únicas, tais como; exemplares com marcas de propriedade, anotações manuscritas e/ou dedicatórias de pessoas célebres, edições numeradas, limitadas ou de luxo, documentos escassos, inéditos e preciosos, com valor no mercado livreiro ou valor como artefato, significado histórico e/ou intelectual entre outras particularidades. Os critérios de raridade adotados pelo SBU estão disponíveis no documento Padrões de Obras Raras e Coleções Especiais.

*Obras raras são designadas por suas características físicas e de conteúdo, representando documentos únicos, escassos, inéditos e preciosos, com valor no mercado livreiro ou valor como artefato, significado histórico e/ou intelectual. Além dos parâmetros cronológicos, ainda são consideradas como raras todas as edições clandestinas, edições com tiragens reduzidas, edições especiais (de luxo para bibliófilos), edições consagradas esgotadas e não reeditadas. Uma obra também pode ser considerada rara pelo seu valor extrínseco. Por exemplo, por conter encadernações em couro, pergaminho, veludo, gravadas a ouro, com filetes e seixas douradas, ou ainda, por conter dedicatórias, marcas e assinaturas de pessoas ilustres.

*Coleção é a reunião de obras por um individuo ou instituição, motivada por interesse profissional, temático, histórico, cultural ou artístico. Uma coleção é considerada especial, pelas instituições de custódia, em decorrência do valor do conjunto em seu todo, tendo em vista trajetória de quem a reuniu, a importância de seu conteúdo ou, ainda, as características de raridade de exemplares que a integram.

Para saber mais sobre as Coleções Especiais no SBU, acesse:

ARQUIVO EDGARD LEUENROTH
BIBLIOTECA CENTRAL CESAR LATTES – COLEÇÕES ESPECIAIS E OBRAS RARAS