Logo SBU       Logo Unicamp

CDMC recebe doação de partituras de Maria Helena Rosas Fernandes

A Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) recebeu em doação uma coleção de mais de 60 partituras para as mais variadas formações vocais e/ou instrumentais, de autoria da compositora mineira Maria Helena Rosas Fernandes.

“Maria Helena Rosas Fernandes nasceu em Brazópolis-MG em 1933. Formou-se no curso superior de Piano do Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro-RJ, em 1964 e tem bacharelado em Composição e Regência pela Escola Superior de Música Santa Marcelina, em São Paulo, 1977. Na década de 1970, tomou contato com a música indígena brasileira, na qual se inspirou para a realização de vários trabalhos. Recebeu a comenda Carlos Gomes (2010) e o prêmio da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo (2013) na área da música erudita, pelo conjunto da sua obra. Seu trabalho é citado em vários livros da História da Música do Brasil e também na Aaron I Cohen International Encyclopedia of Women Composers, USA (1987) e no New Grove Dictionary of Women Composers. É membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. É idealizadora e organizadora do Encontro Internacional de Mulheres Compositoras. Atualmente, reside em Poços de Caldas-MG e se mantem em atividade, promovendo o intercâmbio cultural entre compositoras brasileiras e estrangeiras e estimulando a produção da música erudita no Brasil.” (www.ciddic.unicamp.br/ciddic/colecao-maria-helena-rosas-fernandes/)

O material já está disponível na Base Acervus do SBU, confira: http://acervus.unicamp.br/.

(A imagem da partitura ao fundo do e-banner foi editada a partir da foto de Antonio Scarpinetti: http://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/trilha-propria-e-inovadora/.)

Mais notícias