Logo SBU       Logo Unicamp

Biblioteca de Obras Raras – BORA

A Universidade Estadual de Campinas em sua missão de pesquisa, ensino e extensão, vem procurando suprir sua comunidade interna e externa com instrumentos capazes de criar e disseminar o conhecimento. Preocupada com os acervos raros e especiais que possui conseguiu, com o apoio  da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), recursos para implantar uma Biblioteca de Obras Raras e Coleções Especiais. A nova biblioteca surgiu da necessidade de se preservar e reunir as obras raras e especiais da Universidade.

O prédio, com 3.500 m2, terá 4 pavimentos e a execução deste projeto possibilitará o tratamento adequado dos acervos raros e especiais, da mesma forma que a divulgação desses conteúdos, dando maior visibilidade esses acervos. O projeto prevê a instalação de um laboratório de digitalização profissional, que contará com o apoio de uma equipe de pesquisadores da universidade para o desenvolvimento de recursos de disseminação e uso das informações em formato digital.

Com a implantação dessa biblioteca será possível dispor de recursos avançados para o trato com obras raras, de forma a constituir um verdadeiro laboratório de fomento à pesquisa no campo das humanidades, oferecendo amplo acesso a conteúdos de alto valor histórico, cultural e intelectual.

Mais notícias