Histórico

Lendo Letras e Imagens: pedagogia da leitura” é um projeto que se originou em Janeiro de 2006. O objetivo central era desenvolver um espaço na biblioteca cujo empenho voltava-se para a leitura de seus colaboradores, tanto no universo coletivo do grupo que participa, quanto no campo profissional e intelectual de cada um. Em sua gênese o projeto era apenas uma ideia modelando-se na minha cabeça, depois tomou forma própria ao ser colocado no papel, como um plano de desenvolvimento pessoal que contou com o apoio do Coordenador Luiz Atílio Vicentini.

Após esta fase inicial o próximo passo foi concretizar na prática o que fora planejado. O início do “Lendo Letras e Imagens” não foi nada fácil; apesar do apoio, o projeto enfrentou resistência de colegas de todos os escalões da BC, contudo não desisti e logo formamos uma Comissão composta por Célia Rodrigues, Marilda Truzzi, Joana D’Arc e Albertina Menchini e foram minhas companheiras no primeiro ano do Lendo Letras, de fundamental importância para mim e para o projeto.

Aos poucos, o “Lendo Letras e Imagens” firmou-se como uma atividade cultural e conta hoje com a adesão de muitos colegas da BCCL e do SBU, e sua credibilidade tem aumentado à medida que se constituiu como um instrumento participativo no gerenciamento de recursos humanos, aproximando colaboradores com oportunidade para troca de conhecimento num espaço democrático. A principal característica do programa é a descontração dos participantes nas leituras das imagens através de filmes, textos literários para discussão e convidados, profissionais de outras áreas, suscitando o despertar de ideias, posições, comentários, oportunizando a participação das pessoas de forma descontraída, mas pelo desejo de participar e contribuir com seus conhecimentos. Em 2009 o Lendo Letras e Imagens: pedagogia da leitura entrou para o Portal do PNLL (Programa Nacional do Livro e da Leitura). Hoje o Lendo Letras “é nosso, é de quem quiser, é de quem vier”.

Maria Solange
Bibliotecária na BAE